MENU

quarta-feira, 27 de julho de 2011

27 de Julho

Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho

 

O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Este passo foi dado no dia 27 de julho de 1972, por iniciativa do então ministro do trabalho Júlio Barata, que publicou as portarias 3.236 e 3.237, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atualizando o artigo 164 da CLT. Por isto, a data foi escolhida para ser o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
Era um período de fragilidade no tocante à segurança dos trabalhadores no Brasil. O número de acidentes de trabalho era tamanho que começaram a surgir pressões exigindo políticas de prevenção, inclusive com ameaças do Banco Mundial de retirar empréstimos ao país, caso o quadro continuasse.
Hoje, 30 anos depois, não se pode pensar em uma empresa que não esteja preocupada com os índices de acidentes de trabalho. A segurança dentro da empresa é sinônimo de qualidade para a mesma e de bem-estar para os trabalhadores. Financeiramente, também é vantajosa: treinamento e infra-estrutura de segurança exigem investimentos, mas por outro lado evitam gastos com processos, indenizações e tratamentos de saúde em casos que poderiam ter sido evitados.

Fonte: http://setrab.com.br

 

NEM SÓ DE PROCESSOS VIVE O CQC

Que o diga a Palmirinha, que depois de várias aparições no TOP 5 do referido programa, passou de ilustre desconhecida à famosa.
Hoje ela é figurinha fácil em todas as mídias escritas e televisadas e também na Internet.


Receitas da Palmirinha


Bolo melecado
Receita de Palmira Onofre
Rendimento: 1 unidade

Ingredientes
3 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de manteiga ou margarina
½ xícara (chá) de chocolate em pó
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento
Recheio
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
6 colheres (sopa) de chocolate em pó
Cobertura
1 tablete de chocolate ao leite ou meio amargo
½ lata de creme de leite
Chocolate granulado para decorar
Modo de preparo
Na vasilha da batedeira, coloque os ovos e bata até obter uma espuma. Adicione a manteiga ou margarina e torne a bater. Junte o leite, o chocolate em pó, farinha e açúcar. Bata para se agregarem. Desligue. Agregue o fermento em pó. Coloque em assadeira redonda nº25, untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por 15 a 20 minutos. Deixe esfriar e corte ao meio. Regue com calda (opcional). Espalhe o recheio e recoloque a parte retirada. Distribua a cobertura. Decore com granulado.
Recheio
Em uma panela, coloque o leite condensado, chocolate em pó e manteiga. Leve ao fogo e mexa até obter um brigadeiro duro meio mole, por cerca de 5 minutos.
Cobertura
Em uma panela, aqueça o creme de leite, sem ferver. Junte o chocolate ralado e mexa até derreter.
Calda de laranja para regar o bolo (opcional)
Em uma panela, ferva um pouco de água, açúcar, canela, cravo e ½ laranja.

Fonte: www.ig.com.br

PIADINHA DO DIA

Epidemia
O cara telefona pro médico assustado:
- O senhor não imagina que desgraça, doutor... O meu filho de quinze anos tá com gonorréia!
- Não precisa se apavorar - tranqüiliza o médico - hoje em dia, isso se cura com algumas doses de antibiótico. É só não deixar o garoto transar com mais ninguém!
- Pois é, acontece que ele andou dando umas com a empregada! - conta o cara.
- Então é bom avisar a coitada, que vai ter que se tratar também! - diz o médico.
E o cara:
- Pois é... acontece que um dia a minha mulher viajou e eu andei dando uns pulinhos lá no quarto da empregada.
- Nesse caso o senhor também vai ter que se tratar! - diz o médico.
- E o pior é que depois disso, andei transando com a minha mulher - conta o cara.
- Putz! Nesse caso, também tô ferrado! - conclui o médico da família.

Fifa anuncia datas da Copa do Mundo e da Copa das Confederações

A Fifa confirmou nesta quarta-feira, em entrevista coletiva, na Marina da Glória, na Zona Sul do Rio de Janeiro, as datas oficiais da Copa de 2014 e da Copa das Confederações, em 2013. O secretário-geral da entidade, Jerome Valcke, foi quem fez o anúncio.
A Copa do Mundo acontecerá de 12 de junho a 13 de julho de 2014. Já a Copa das Confederações será realizada de 15 a 30 de junho de 2013. As informações foram confirmadas nas primeiras palavras de Valcke nesta quarta-feira no encontro com os jornalistas.
- O pontapé inicial será no dia 12 de junho e a final no dia 13 de julho - afirmou Valcke.
O secretário-geral da Fifa afirmou ainda que a entidade recebeu informações positivas da construção dos estádios que serão utilizados na Copa do Mundo de 2014, principalmente de Natal e São Paulo, as sedes mais atrasadas em relação às arenas que serão utilizadas no torneio.
A Fifa não anunciou de forma oficial as cidades que receberão a Copa das Confederações. Mas a tendências é que cinco sedes recebam os jogos: Rio de Janeiro (Maracanã), Belo Horizonte (Mineirão), Porto Alegre (Beira-Rio), Brasília (Estádio Nacional) e Salvador (Fonte Nova). Valcke não quis confirmar a informação, que só será divulgada em outubro.
- Podem ser cinco, seis, sete. Podem ser até quatro. Ainda estamos avaliando - disse.

Fonte: Globo.com